As Motocicletas Honda da Nova Linha CG 160 2024: Start, Fan e Titan
A história da Honda CG é a história da indústria motociclística brasileira. Aliás, a CG é a história do motociclista brasileiro: no mínimo, a carteira de habilitação de praticamente todos nós foi obtida ao guidão de uma CG. Perto de cumprir meio século de produção em Manaus, AM, a Honda CG se renova em 2024 através de novas opções de cores, preservando suas proverbiais qualidades técnicas e dinâmicas. Vamos ver os aspectos mais importantes da nova linha CG.
TECNOLOGIA
O motor monocilindro quatro tempos é, desde sempre, a receita campeã da CG. Todavia, neste longo tempo de produção, a tecnologia foi aperfeiçoada e atingiu um nível de excelência indiscutível: nesta 9ª geração da CG “made in Manaus” a capacidade cúbica do motor é de 162,7 cm3, que resultou na potência máxima de 15,1 cv (etanol) e 14,9 cv (gasolina), a maior desde sempre. Nas versões Fan e Titan o sistema de alimentação PGM-FI incorpora a tecnologia FlexOne, que permite usar combustível vegetal ou fóssil em qualquer proporção, enquanto no modelo de entrada, a CG 160 Start, o motor aceita só gasolina, visando as localidades do Brasil nas quais o etanol não tem preço competitivo. Robusto chassi de aço estampado e suspensões parrudas – a dianteira tipo SFF (Separated Function Fork), definem uma moto que em qualquer versão entrega confiabilidade e economia incomparáveis.
DESIGN
Impressiona olhar para a CG 160 Titan e lembrar da primeira CG, pois a evolução estética é excepcional. Linhas modernas, porte de moto de categoria superior e muita presença determinada por formas agressivas, mas adequadas a uma moto multiuso. Na CG Fan, a junção entre elementos de impacto e a praticidade é a tônica do design enquanto na CG Start a busca pela simplicidade não deixou de lado a beleza pois, afinal, qualquer que seja a CG escolhida os projetistas se esmeraram em oferecer o melhor. Todas as CG tem painel de instrumentos digital – Blackout na Titan –, alças para o passageiro e amplo banco em dois níveis.
SEGURANÇA
A frenagem das CG se vale do sistema CBS – Combined Braking System: na Start os freios são a tambor, com 130mm de diâmetro. Na Fan e na CG Titan, o disco dianteiro tem 240mm enquanto na traseira há um tambor de 130 mm de diâmetro. O resultado é um espaço de frenagem reduzido ao alcance tanto dos motociclistas novatos como dos mais experientes. Outra qualidade das CG que impacta a segurança é o conjunto ciclístico, com chassi tipo Diamond associado a suspensões que fazem dela uma motocicleta de grande estabilidade e fácil de pilotar.
CONCLUSÃO
As Honda CG 160 Start, Fan e Titan são ferramentas indispensáveis para o vai e vem dos brasileiros. Seja para uso no trabalho, transporte ou lazer – ou tudo isso junto e misturado –, há uma CG para cada gosto e cada bolso. O que está esperando para fazer um test-ride na concessionária Honda mais próxima de você?