Honda: 30 milhões de motocicletas produzidas no Brasil
O ano era 1976; o dia, 4 de novembro: a primeiríssima Honda CG saía da linha de montagem da recém-inaugurada fábrica da Honda em Manaus. Uma Honda CG 125 laranja com grafismo preto no tanque.
48 anos depois, outra motocicleta laranja, também com grafismo preto, uma CG 160 Titan, protagonizou a cena que se repetiu 30 milhões de vezes na história dessa unidade fabril da Honda situada na Amazônia. A aposta de fabricar motocicletas em uma localidade distante dos principais mercados consumidores do Brasil deu certo. E como!
O próprio Soichiro Honda, fundador da empresa, esteve no Brasil nos anos 1970 e aprovou a compra de uma grande área para a construção de uma fábrica, na região de Campinas, interior de São Paulo, pois a decisão de fabricar motos no Brasil já havia sido tomada.
Porém, coube a Manaus, capital do estado do Amazonas, receber a fábrica número 1 da Honda no Brasil, opção determinada pela possibilidade de, estando em uma Zona Franca, com regras fiscais mais brandas, poder nacionalizar componentes de modo mais ágil do que se a fábrica estivesse em São Paulo.
Hoje a Honda em Manaus é um gigante com oito mil colaboradores diretos, capaz de desovar quase 6 mil unidades de motos por dia, 18 modelos que vão das pequenas motos Honda 110 cc às poderosas motos 1.000 cc, vendidas não apenas no Brasil, mas também exportadas para mais de 15 países.
A ausência de fornecedores de motopeças locais obrigou a Honda a verticalizar fortemente sua produção, o que significou investir não apenas na montagem, mas também na fabricação de partes como bancos, rodas e até mesmo tubos de aço para a construção de chassi.
Atualmente, a Moto Honda fabricada na Amazônia é a única da empresa fora do Japão a montar câmbios DCT – Dual-Clutch Transmission, uma joia tecnológica que equipa as motos Honda NC 750X e CRF 1100L Africa Twin, entre outras, o que atesta o nível de excelência dessa fábrica.
A importância da operação da Honda em Manaus foi prestigiada pela presença de Toshihiro Mibe, presidente e CEO da Honda Motor Co. Ltd., que visitou o Brasil pela primeira vez para comemorar a marca de 30 milhões de motos produzidas, tendo como anfitrião Arata Ichinose, presidente da Moto Honda da Amazônia e da Honda América do Sul, que declarou: “A cada motocicleta produzida aqui em Manaus, reafirmamos nosso compromisso com o desenvolvimento da região e com a mobilidade no país, oferecendo qualidade, inovação e segurança em cada modelo que sai da nossa linha de montagem”.
A história da Honda em Manaus é um case de sucesso que transcende a produção de motocicletas. A decisão estratégica de instalar a primeira fábrica da marca no Brasil na Zona Franca de Manaus, em 1976, mostrou-se acertada e moldou o futuro da mobilidade no país. Ao longo desses anos somamos mais de 30 milhões de motocicletas Honda no país, e você pode encontrar a sua aqui e se juntar a essa comunidade!