Honda CG 160 2025: nova geração da motocicleta preferida dos brasileiros
Sinônimo de robustez, durabilidade, economia e excelente custo-benefício, a versão 2025, estreia uma nova geração – a décima – com destaque para atualizações no design e na ciclística.
- Nova suspensão dianteira e traseira, assim como rodas de liga e freio a disco dianteiro em todas as versões. Na CG 160 Titan, freios a disco nas duas rodas com sistema ABS na dianteira.
A Honda CG é a moto de todos os brasileiros desde 1976, quando através deste modelo foi inaugurada a operação da fábrica em Manaus, AM. Especialmente criada para o Brasil e suas condições específicas, a CG 125 pioneira era, em linhas gerais, uma versão ainda mais robusta de uma motocicleta já comercializada no país importada do Japão, a Honda CB 125S. Reconhecida por sua economia, resistência e qualidade construtiva, a boa fama da CB importada serviu como cartão de visitas para a brasileiríssima CG 125, que surpreendentemente elevou todas estas qualidades a um nível ainda maior.
De fato, a motocicleta made in Manaus conquistou inúmeros fãs prontamente por sua economia, facilidade de manutenção e incrível robustez. A decisão de desenvolver um modelo exclusivo para nossas condições se comprovou fundamental, assim como aplicar um padrão construtivo de excelência, característica inerente à todas as Honda seja onde forem fabricadas.
Com o passar do tempo o que parecia bom virou ótimo, e a fama de motocicleta com excelente durabilidade trouxe a CG onde ela está hoje: uma indiscutível posição de liderança nas preferências dos consumidores, que no arco destes últimos 48 anos fizeram dela o veículo a motor mais vendido na história da indústria nacional.
A chegada desta nova geração, a 10ª, confirma o constante processo de aperfeiçoamento do modelo no decorrer destas quase cinco décadas de existência, que jamais se dissociou do conceito original, fundamentado no tripé economia-robustez-qualidade, uma fórmula exata para atender aos motociclistas dos quatro cantos do Brasil.
Generalidades do modelo
Evolução estética e técnica visando qualificar de maneira inequívoca uma nova geração da CG: este processo é bem conhecido dos clientes Honda, que ciclicamente são agraciados com renovações dignas de nota a ponto de merecerem o título de “nova geração”. Assim ocorreu com a linha CG 2025, na qual todas as versões – Titan, Fan, Start e Cargo – receberam precisas modernizações.
A “vitrine” deste genuíno passo à frente das Honda CG 2025 é sempre o design, que nesta nova geração deu um salto qualitativo ao adotar o recurso de encapsular o tanque de combustível com superfícies plásticas, capazes de oferecer maior liberdade na criação de formas aos designers e, ao mesmo tempo, promover redução do custo em caso de pequenos acidentes.
A pilotagem, fator de importância prioritária para a Honda, também se confirma como grande ponto de evolução na Linha CG 2025, que incorpora uma suspensão dianteira mais robusta e precisa. O mesmo pode ser dito em relação à suspensão traseira, que agora conta com uma balança de perfil retangular.
Importante passo à frente em termos de segurança é a adoção do disco de freio dianteiro como equipamento padrão de todas as CG 2025. As versões Cargo, Start e Fan dispõe do sistema CBS – Combined Brake System, com disco na dianteira e tambor na traseira, enquanto a Titan traz freio a disco em ambas rodas, com o dianteiro dotado de sistema ABS.
No âmbito da estética e da eficiência dinâmica o destaque vai para a chegada, em absolutamente todas as CG 2025, das rodas de liga leve. Outro progresso nesta 10ª geração diz respeito ao painel de instrumentos, que traz indicador de marcha engatada e computador de bordo em todas as versões.
Para garantir a segurança oferecida pela iluminação por LED, todas as CG 2025 contam com lanterna traseira com esta tecnologia. As versões Titan e Fan trazem LED também no novo conjunto ótico dianteiro, de novo desenho. Outra estreia nestas versões mais elaboradas da CG é a porta USB-C, de série na Titan e opcional na Fan.
A Linha CG 2025 permanece com o consagrado motor de 160 cc, adequado para atender e superar a norma de emissões determinada pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares – PROMOT 5, o que não alterou suas reconhecidas qualidades em termos de desempenho, economia de combustível, facilidade de manutenção e robustez.
Características principais
Design & aspectos práticos
Tanque metálico protegido por superfícies plásticas
Iluminação por LED na lanterna em todas as versões
Painel com indicador de marcha e computador de bordo
Novo grupo ótico frontal com LED (Fan e Titan)
Porta USB-C (Titan)
A tecnologia que protege o tanque metálico com superfícies plásticas, já adotada na Sahara, Tornado e Bros 2025, também está presente na 10ª geração da CG, cujas versões se diferenciam por meio de aletas laterais maiores na Titan e Fan, enquanto na Start e Cargo as laterais do conjunto são mais essenciais.
O recurso de encapsular o reservatório de combustível, agora com 14 litros de capacidade, é uma solução com dupla função, pois facilita a obtenção de formas mais elaboradas e, consequentemente, grande impacto visual, como também protege o tanque de impactos, reduzindo o custo de manutenção em caso de pequenos acidentes.
As novas formas das superfícies que envolvem o tanque implicaram em um redesenho do assento em dois níveis, cuja especificação da densidade de espuma e conformação levou em conta ser a Honda CG uma motocicleta com grande vocação para uso profissional, o que demanda uma ergonomia apurada e grande conforto.
Item de forte atratividade nas CG 2025 é o conjunto formado pela rabeta e nova lanterna traseira, com desenho que proporcionou ao modelo forte personalidade. Também as alças traseiras são novas, comuns a Titan, Fan e Start. Realizadas em resina de alta resistência, as alças além de servir de apoio ao garupa facilitam manobras de estacionamento e a eventual fixação de pequenas cargas na porção posterior do assento. Estream na Linha CG 2025 as pedaleiras do garupa de alumínio, efetivo progresso em termos estéticos mas que também beneficia a praticidade e a sempre bem vinda redução de peso e maior durabilidade.
O quadro de instrumentos das Honda CG 160 2025 é inédito, de tipo digital Blackout na Titan e Fan e com iluminação convencional nas demais versões. O indicador de marcha é um recurso novo, presente em todas as CG 2025, assim como o indicador de consumo de combustível.
A versão topo de linha, a cobiçada CG 160 Titan, traz porta USB-C para alimentar equipamentos eletrônicos como celulares e sistemas de navegação. Tal dispositivo, situado nas proximidades do painel, é oferecido como opcional para a CG 160 Fan. Outra distinção exclusiva da CG 160 Titan são as rodas de liga leve de novo desenho.
Motor
Motor de 162,7 cm3, OHC de duas válvulas, arrefecido a ar
Tecnologia FlexOne na Titan, Fan e Cargo
Câmbio de cinco marchas
O motor da CG 160 é o monocilíndrico 4T arrefecido a ar com comando único de válvulas no cabeçote (OHC - Overhead Camshaft), de 162,7 cm3, que atua em balancins roletados. A lubrificação é forçada por bomba trocoidal. Comum à todas as versões, tal motor oferece a maior potência e torque em sua categoria.
A tecnologia FlexOne no sistema de injeção de combustível PGM-FI (Programmed Fuel Injection), que admite o uso de etanol e gasolina em proporções diferentes, está presente nas versões Titan, Fan e Cargo. A potência máxima das CG 160 2025 é de 14,7 cv com etanol e 14,4 cv com gasolina, sempre a 8.000 rpm. O torque máximo é de 1,43 kgf.m com etanol e 1,41 kgf.m com gasolina, a 6.750 rpm. Na CG 160 Start o combustível admitido pelo sistema PGM-FI é apenas a gasolina, com valores de potência e torque iguais ao anunciado para as versões que se valem da tecnologia FlexOne.
O respeito ao Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares - PROMOT 5, fez com que os índices de emissões fossem reduzidos ainda mais nesta 10ª geração das Honda CG, com significativa diminuição na emissão de CO (monóxido de carbono), HC (hidrocarbonetos) e NOx (óxidos de nitrogênio). Também as emissões evaporativas de HC (hidrocarbonetos) decresceram por conta da instalação de um cânister, filtro destinado à absorção do vapor de combustível. Na medição de ruído parado também houve decréscimo.
Todas as Honda CG 2025 contam com câmbio de cinco velocidades, embreagem de tipo multidisco em banho de óleo acionada por cabo, e corrente de transmissão final tipo 428 com um novo sistema para o ajuste da tensão.
Ciclística
Chassi de aço tipo Diamond
Nova suspensão dianteira
Nova balança de suspensão traseira
Freio ABS de 1 canal (Titan)
Rodas de liga leve
O chassi de todas as Honda CG é tipo Diamond de aço, renomado por sua resistência e capacidade de oferecer excelentes características dinâmicas. Uma importante modernização da Linha CG 2025 é a adoção de um novo tipo de suspensão dianteira, com tubos de 33 mmØ em substituição a suspensão anterior, de 31 mmØ. O curso da roda dianteira, de 18 polegadas, é de 120 mm. Na traseira a suspensão conta com dois conjuntos mola/amortecedor, ancorados a um novo braço oscilante de aço com perfil retangular, que oferece curso de 106 mm à roda, também de 18 polegadas.
Os pneus da CG 160 Titan são os Michelin Pilot Street 2 tubeless (sem câmara) medida 80/100-18 na dianteira e 100/80-18 atrás. Nas outras versões as medidas são as mesmas, com pneus Pirelli City Dragon ou Vipal Street ST 600, também tubeless (sem câmara) em todas as versões
Na CG 160 Titan 2025 estreia o sistema de freio ABS – Antilock Braking System de um canal, no disco da roda dianteira, de 240 mmØ com cáliper de dois pistões, na traseira o disco, de 220 mm tem cáliper de pistão simples. Nas demais versões da CG 160 2025 o sistema de frenagem é o CBS – Combined Brake System, com disco dianteiro de 240 mm‚ e pinça de pistão simples. Na traseira o tambor de freio tem 130 mmØ. O peso a seco da Honda CG 160 Titan 2025 é de 120 kg, a CG 160 Fan pesa 119 kg, e CG 160 Start 117 kg e a CG 160 Cargo 122 kg.
Cores, garantia
As Honda CG 160 2025 chegam à rede de concessionários Honda a partir de novembro. A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da 3ª revisão). O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses.